domingo, 14 de agosto de 2011

Numerais de 0 a 5

Disciplina: Matemática                            Conteúdo:Numerais

Objetivo(s) Específicos:

Identificar os números e quantidades de 0 a 5
Desenvolver a percepção, equilíbrio e a coordenação motora
Brincar expressando sentimentos e pensamentos
Estimular o raciocínio


Procedimentos Didáticos

Acolhida
1º momento:
Roda de conversa
Apresentação
Conversa informal, perguntando os nomes dos alunos, quantos faltaram e quantos estão presentes
Fantasiar as crianças de índio e cantar a música “Indiozinhos”, explorando os numerais a serem trabalhados com as crianças, utilizando os dedos para a contagem que se faz na música
2° momento:
Mostrar os numerais para as crianças e instigá – las sobre quais números são conhecidos por elas
Colar os números de 0 a 5 no quadro e entregar a carinha de índio para que coloquem a quantidade certa abaixo dos numerais
3º momento:
Desenhar os numerais no chão e pedir para que cada criança ande em cima destes, fazendo as voltas necessárias para a construção do número
4º momento:
Jogo de boliche: Cada garrafa estará caracterizada por um número, a criança jogará a bola e pegará a quantidade de tampinhas a partir do número informado na garrafa que esta derrubou
5º momento: Atividade com os números: As crianças irão passar os dedos nos números, utilizando tinta guache, enquanto a atividade seca, estes cantarão a canção “1 elefante incomoda muita gente...”, logo após construirão os números no ar e então tentarão escrever os números.


Instrumento de Avaliação Didático
   
   A avaliação será feita através da interação dos alunos com o que foi proposto na aula                                                             
                                                                                                                                                                      

Cronograma                  

2 horas                              

Recurso

Lápis para rosto
Fita adesiva
Cartolina
Garrafas pet
Tampinhas
Tinta guache
Giz
Lápis

Um comentário: